Interparce - Soluções de Tecnologia Inteligentes em Blumenau / SC
Acompanhe:

Antenas Antifurto – O que são, como funcionam e onde comprar

Antenas Antifurto
Antenas Antifurto

As antenas antifurto são usadas para várias aplicações básicas no dia a dia e na segurança de uma loja. Elas garantem que haja um maior controle sobre perdas desconhecidas, como os furtos. E por isso, é um investimento fundamental para todos os varejistas que desejam prevenção de perdas desconhecidas ou que possuam produtos de maior valor agregado ou com histórico de furtos.

Existem várias tecnologias e modelos de antenas antifurto, o sistema que detecta o produto que está saindo de determinado espaço sem passar pelo caixa.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o funcionamento de sistemas antifurto, para que servem e quais são os benefícios diretos e indiretos ao lojista. Acompanhe!

O que são Antenas Antifurto?
O que são Antenas Antifurto?

O que é uma antena antifurto 

As antenas de segurança para lojas nada mais são do que equipamentos que evitam furtos ou identificam eventuais produtos que estão saindo da loja sem passar pelo caixa. Esse tipo de tecnologia é muito importante para lojas e comércios em geral.

Afinal, o empreendedor terá vários níveis de segurança e conforto no ambiente de trabalho. Os funcionários serão muito mais produtivos e os produtos estarão protegidos com um sistema com quase 100% de eficácia.

A compra de um sistema antifurto deve ser considerada como investimento. Afinal, é um valor que poderá facilmente se pagar com o tempo. O controle de perdas é muito maior e o comerciante vai auferir mais lucro no fim de um ano inteiro. No longo prazo, é um investimento muito rentável.

Ao entrar em uma loja com antenas antifurto, você notará uma espécie de “totem” na entrada da loja. Essa é a antena que estará conectada a uma etiqueta no produto. Se essa etiqueta não for removida ou desativada ao passar pelas antenas, um alarme visual e sonoro é disparado.

Antena antifurto como funciona

As antenas antifurto são excelentes alternativas de segurança para quem está buscando por um sistema eficiente, prático e muito acima da média do ponto de vista de praticidade. Afinal, você pode “abrir mão” de alguns outros elementos de segurança, para contar com a intimidação de uma antena antifurto.

No entanto, como funciona esse tipo de sistema e por que ele é tão eficiente, chegando a mais de 90% de eficácia? A resposta técnica é tecnologia. E a resposta psicológica é inibição. 

Ainda neste artigo, entenda alguns dos benefícios das antenas antifurto.

Mas antes, veja como esse equipamento funciona do ponto de vista técnico:

Tag ou etiqueta adesiva no produto

Em uma loja de roupas, por exemplo, é instalado um sistema com a tag (mais conhecida como alarme ou etiqueta rígida) no produto e também a antena, que fica na porta da loja.

A tag pode ser aplicada no produto de várias maneiras e é como se fosse uma etiqueta mesmo. E quando as antenas reconhecem essa tag, um alarme é disparado. Alarme, este, que indica que o produto está sendo retirado da loja sem ter passado pelo caixa.

Onde encontrar Antenas Antifurto?
Onde encontrar Antenas Antifurto?

Estrutura na porta do estabelecimento

A antena antifurto na porta pode ter várias tecnologias, modelos e materiais.

Desde um modelo mais sofisticado, como acrílico ou inox, a modelos mais simples e econômicos, como alumínio, por exemplo.

Além do tipo de material, o segmento da loja também será considerado para essa escolha, como uma loja de roupas, uma drogaria ou um supermercado, por exemplo.

Por que instalar antenas antifurto na sua loja

Se você ainda está em dúvidas sobre ter ou não um sistema de antenas antifurto na sua loja ou comércio, aqui vão alguns bons motivos para você considerar a implementação. Afinal, os benefícios são muito maiores do que apenas a identificação de um furto em si.

Aumento das vendas

Expondo os produtos de maneira mais agressiva, sem necessidade de armários trancados ou produtos confinados em expositores fora do alcance dos clientes, a loja vende muito mais e o aumento dos lucros é uma consequência natural. Deixe seus clientes a vontade para manusearem os produtos. As vendas por impulso tendem a aumentar consideravelmente.

Tranquilidade para trabalhar

O sistema antifurto com antena e etiquetas ajuda a trazer mais tranquilidade para trabalhar. Ou seja, você não precisa se preocupar com métodos para evitar furtos ou sistemas robustos de segurança. As etiquetas e as antenas têm uma eficácia próxima a 100% quando instaladas adequadamente. Por isso, identificar potenciais furtos não será mais um problema.

Segurança para os colaboradores

Outro motivo que você deveria considerar para instalar um sistema de antenas antifurto na sua loja, é a segurança e conforto para os funcionários. Ou seja, você poderá mantê-los muito mais concentrados e focados no trabalho, sem aquela sensação de que um furto pode acontecer.

Afinal, as antenas já estão lá justamente para evitar ou indicar que esse tipo de problema está acontecendo.

Economia de recursos com outros sistemas

Outros sistemas de segurança são tão importantes quanto as antenas antifurto. No entanto, as antenas são uma forma mais econômica e com ótimo custo-benefício para começar a implementar um sistema de prevenção de perdas em sua loja.

Se você está começando agora ou mesmo se você já tem algum sistema de segurança instalado, as antenas antifurto são ótimas alternativas para evitar a subtração de itens.

Desestimula eventuais furtos externos e também internos

Só pela presença das antenas antifurto na porta do estabelecimento, os furtos já são evitados em sua grande maioria. 

Ou seja, esse tipo de equipamento gera desconforto em quem está pensando em subtrair alguma coisa. Afinal, é muito difícil burlar o sistema e, por isso, o sistema acaba sendo um grande fator de prevenção.

Além dos furtos praticados por clientes, também há o furto interno, praticado por funcionários ou com a conivência deles.

Tendo um bom sistema instalado, não há como colaboradores culparem clientes como os únicos responsáveis pela falta de mercadorias. Obviamente, precisa ser propagado aos colaboradores que o sistema existe e que perdas desconhecidas não se justificam após a implantação.

Para que servem as Antenas Antifurto?
Para que servem as Antenas Antifurto?

Detecta facilmente algum objeto furtado

Se você não tem nenhum sistema de segurança no seu comércio, as antenas antifurto certamente serão boas alternativas para uma fácil e rápida identificação de furto. O alarme que é soado a partir do momento que a tag ultrapassa a antena é muito alto e fica fácil para perceber alguma tentativa de subtração.

Além disso, algumas etiquetas também tem um alarme embutido. E o infrator estará chamando atenção onde quer que ele vá.

Aumenta a controle de perdas do gestor

Para quem está pensando em sistemas para melhorar o controle de perdas desconhecidas, as antenas antifurto certamente são uma boa alternativa. Afinal, as perdas desconhecidas muitas vezes podem ser justamente os furtos que não são identificados dentro da loja.

Com o equipamento, além de evitar furtos, o gestor terá um controle muito maior. Os relatórios serão melhor interpretados e as tomadas de decisão para qualquer outra ação serão mais fáceis.

Monetize o espaço das antenas antifurto

E ainda, se você quiser personalizar as antenas na entrada do seu comércio, isso também será possível. Ou seja, você não precisa deixar o sistema “cru”. Poderá personalizá-lo com uma capa de acordo com a identidade visual da sua loja, com ofertas e promoções.

Ou, ainda, poderá vender o espaço para algum patrocinador ou para algum fornecedor que queria uma posição de destaque na sua loja.

Ou seja, só há vantagens em aderir um sistema antifurto para lojas!

Conheça todas as alternativas da Interparce e faça um orçamento ainda hoje.

Veja mais: